021448

Anel Vaginal

O que é?

Um pequeno anel feito de silicone, flexível e transparente, com cerca de 5,5 cm de diâmetro que combina dois tipos de hormônio: estrogênio e progestagênio. Eles são liberados continuamente quando o anel é introduzido na vagina. Este método não substitui a camisinha, pois não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.
A eficácia do método.1 Utilizado
corretamente.

(sem esquecimento
ou atraso da colocação)1
Utilizado com
possíveis falhas.

(uso típico)1
Com que frequência
devo me preocupar
com ele?
por mês.
Como funciona? Quando colocado dentro da vagina, em contato com a mucosa vaginal, o anel libera continuamente pequenas doses de hormônio que são absorvidas pelo organismo e impedem a ovulação.2
Anel Vaginal
Já usa anel vaginal? Programe um alerta para não esquecer quando comprar outro! Lembrador

Como usar

Como usar Anel Vaginal
  • A aplicação do anel é simples e pode ser feita em casa por você mesma. Com as mãos limpas, aperte o anel com o dedo indicador e o polegar e introduza-o no início da vagina.
  • Depois, é necessário empurrá-lo com o dedo indicador para dentro. Esse movimento é bem parecido com aquele que você faz para colocar absorventes internos.
  • Para retirá-lo, basta introduzir o dedo indicador na vagina e puxar o anel com a ponta do dedo em forma de gancho.
  • O anel deve ser inserido na vagina no primeiro dia da menstruação, quando se inicia o sangramento, e removido após 3 semanas. Você só volta a utilizar um novo anel depois de uma pausa de 7 dias. Por exemplo, se você colocar em uma quarta-feira, por volta das 22h00, deverá retirá-lo 3 semanas depois, em uma quarta-feira, por volta das 22h00. A colocação de um novo anel, portanto, seria na próxima quarta-feira, no mesmo horário.
Fontes:
1. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Critérios Médicos de Elegibilidade da OMS para Uso de Métodos Anticoncepcionais, 4ª edição. São Paulo, 2009.
2. Circular aos Médicos (bula) de NUVARING. São Paulo; Schering-Plough Indústria Farmacêutica Ltda., 2012.
Conheça melhor cada método