021453

Diafragma

O que é?

Uma cúpula feita de silicone ou látex, com bordas firmes e flexíveis. Vem em tamanhos diferentes, entre 6 e 8 cm. Devido a essa variação, é necessário que você converse com o seu médico para saber a medida ideal para você. Este método não substitui a camisinha, pois não previne contra doenças sexualmente transmissíveis.
A eficácia do método.1 Utilizado
corretamente.

(sem esquecimento
ou atraso da colocação)1
Com que frequência
devo me preocupar
com ele?
A cada ato sexual.
Como funciona? Ele forma uma barreira no colo do útero, impedindo que os espermatozoides fecundem o óvulo.2
Diafragma
Usa diafragma? Programe um alerta para não esquecer quando comprar outro! Lembrador

Como usar

Como usar Diafragma
Com as mãos limpas, comprima o diafragma com o dedo indicador e o polegar e introduza-o no início da vagina. Depois, é necessário empurrá-lo com o dedo indicador para dentro, com o mesmo movimento que é feito na colocação de absorventes internos. Para retirar, basta introduzir o dedo indicador na vagina e puxar o diafragma com a ponta do dedo. Você pode aplicá-lo até 6 horas antes do ato sexual e retirá-lo até 6 horas depois.3
Fontes:
1. Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO). Critérios Médicos de Elegibilidade da OMS para Uso de Métodos Anticoncepcionais, 4ª edição. São Paulo, 2009.
2. Trussell J. The essentials of contraception: efficacy, safety, and personal considerations. In: Hatcher RA, Trussell J, Stewart F, et al. Editor. Contraceptive technology: eighteenth revised edition. New York:Ardent Media; 2004.
3. Camargos AF, et al. Anticoncepção, endocrinologia e infertilidade: soluções para as questões da ciclicidade feminina. Belo Horizonte: COOPMED/UFMG, 2011.
Conheça melhor cada método